Actividades de cariz Social

 O GJSM procura desenvolver actividades de cariz social, com o intuito de despertar a atenção dos jovens para as diferentes realidades do mundo actual. Deste modo, abraçamos o desafio de "desenvolver" um compromisso mensal de grupo baseado na animação da celebração da eucaristia dominical, seguido de convívio com os doentes. Este compromisso enquadra-se no âmbito da Juventude Hospitaleira, que é um movimento de jovens com vidas profundamente marcadas pela experiência da solidariedade, serviço, oração, dedicação e carinho ao próximo. A essência do movimento é a Hospitalidade. Além da vivência de grupo, a JH desafia os jovens a desenvolverem compromissos individuais, em família, em comunidade ou em grupo com cariz hospitaleiro.
 Além do desafio JH, o grupo prepara-se para desenvolver outras actividades de âmbito social encontrando-se neste momento em preparação.




COMPROMISSO MENSAL DE AGOSTO COM A JH:


No passado dia 29 de Agosto, o GJSM voltou á Casa de Saúde do Espírito Santo. Foi com enorme alegria que animamos a eucaristia e animamos os doentes. Aqui fica um testemunho dum elemento do grupo acerca da experiência.


Duarte Pintado, 16 anos
Participou em 3 Dias Hospitaleiros e num Campo de Férias


"Em primeiro lugar começo por dizer o que gostei mais e menos neste dia. O que gostei mais foi de ajudar no almoço dos doentes, de entrar em convívio com o pessoal docente e principalmente, gostei da actividade e do empenho do grupo. Para ser sincero não ouve nada que não tivesse gostado.
O que mais me impressionou foi a maneira com que as doentes reagiam quando tocávamos e cantávamos com elas, e a impressão é que mesmo estando numa casa de saúde as doentes divertem-se como todas as outras pessoas do exterior  dançando e cantando com muita alegria.
Na minha opinião muito é importante este tipo de actividades porque ajudar o próximo é sempre uma grande atitude que muitos não conseguem realizar e começando a realizar estas actividades podemos sentir-nos melhor connosco e ao mesmo tempo ajudamos e acarinhamos as outras pessoas. Espero que este tipo de actividades seja mais frequente e com muito mais jovens a ajudar para que todos sejamos grandes “ Jovens Hospitaleiros”.
A relevância da participação dos jovens neste tipo de actividades é por exemplo muitos jovens que não respeitam muitas quem está numa casa de saúde pensando que estas são “doidas”, por isso muitos desses jovens deveriam participar em actividades como estas para verem a realidade da situação e pensarem que também um dia poderão chegar a uma situação equivalente e podem não ter ninguém que os ajude.
Espero este tipo de actividades seja cada vez mais frequente e com muito mais jovens a ajudar para que todos sejamos grandes “ Jovens Hospitaleiros”."





                                                                                                              
 30 de Agosto de 2010